LEITURA


São Paulo, 25 de Janeiro de 2013


Strogonofe é um prato de origem russa, em russo é chamado Strogonov.
O estrogonofe é bastante popular no Brasil, onde tem muitas variações, como o uso de carne de frango ou camarões.
Tudo começou porque as tropas Russas do séc. XVI, eram alimentadas com uma ração de carne picada, que era cortada e colocada em barris com sal grosso e aguardente para manter o alimento.
Logo em seguida, o cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, melhorou e refinou o prato para poder apresentar ao Czar. Já o nome Strogonofe é porque o general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov, daí surgiu a idéia de dar tal nome ao prato.
Com a chegada da Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, aonde recebeu os champignons e foi prato sofisticado do restaurante Maxim’s. Embora hoje tenha se popularizado, não tem mais seu antigo grande prestígio junto aos amantes da gastronomia.






São Paulo, 10 de Fevereiro de 2012

ONGs, chefes e alimentos. Unidos por uma ideia onde a cidadania é o ponto forte, estão mudando o cenário gastronômico.
As ONGs Associação Prato Cheio e Banco de Alimentos trabalham de maneira parecida e foram criadas para reverter o desperdício de alimentos. Imagine que todos os dias estas duas ONGs recolhem alimentos com prazo de validade próximos a vencer e que provavelmente não seriam consumidos. Estes alimentos passam por uma vigilância sanitária e por nutricionistas que atestam seu consumo seguro. Daí, estes alimentos vão para instituições de caridade onde os chefes de cozinha passam a ensinar os cozinheiros de albergues, asilos e orfanatos a criar pratos com esses alimentos que seriam desperdiçados.
Uma idéia que deve ser divulgada e incentivada!
Unidos contra o desperdício de alimentos